Estudante da UMinho vence Prémio de Investigação 2022 da APAV

Gracieli Silva, estudante da Universidade do Minho (UMinho), é a vencedora do Prémio de Investigação 2022 da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). A estudante do doutoramento em Sociologia da UMinho, venceu o galardão, no valor de 1.500 euros, com um estudo sobre a violência doméstica, intitulado ‘Flores no Inferno’. 


No trabalho, foram entrevistadas doze mulheres numa relação conjugal de dois ou mais anos que sofreram agressões emocionais, físicas, financeiras e sexuais. Para proteger a identidade das vítimas, a autora substituiu os nomes por flores. Dália, Violeta e Orquídea são três.


Em entrevista à RUM, Gracieli Silva mostra-se feliz com a distinção. “O prémio para mim é a concretização de que é possível fazer um projeto como este, de que é possível melhorar a comunicação no que diz respeito à violência nos relacionamentos quando a vítima é uma mulher”, considera, adiantando a vontade de transformar a investigação num livro.

Gracieli Silva sublinha a importância e a necessidade de “melhorar as estratégias de comunicação, não retratando todas as mulheres vítimas como submissas, infelizes, fracas e desinformadas”. A autora concluiu que a maioria das entrevistadas não se reconhecia como vítima de violência doméstica por não se identificarem com esse perfil. “Precisamos de falar mais sobre a violência no relacionamento para que mulheres possam compreender e ao compreender vão se proteger e quem se protege não morre”, finaliza.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv