Estrada do Bom Jesus vai estar em obras até 9 de agosto. CMB fala em “transtorno necessário”

Até 9 de agosto, a estrada que dá acesso ao Bom Jesus, em Braga, vai estar em obras. Os trabalhos da Infraestruturas de Portugal arrancam esta quarta-feira e implicarão um corte total do trânsito a partir da próxima segunda-feira, 22 de julho.
Durante a primeira fase dos trabalhos, que decorre desta quarta a sexta-feira, será implementado um plano preparatório com recurso à circulação alternada do tráfego. A circulação será regulada por sinalização luminosa, “garantindo a segurança e fluidez do trânsito”.
Na segunda fase, entre 22 de julho e 09 de agosto, terão início os trabalhos de pavimentação, que implicarão o corte total do trânsito na via de acesso ao Bom Jesus, ou seja, o trânsito automóvel será desviado pela Avenida General Carrilho da Silva Pinto até à rotunda de Este São Pedro, com acesso pela via do Alto da Vela.
Em declarações à RUM, o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, adverte que os cortes e desvios no trânsito serão um “transtorno necessário” para resolver um “problema que se vinha a arrastar à demasiado tempo”.
O edil fala mesmo numa “situação de risco em algumas dimensões do ponto de vista da segurança rodoviária”, por isso, o mais importante é ter a obra concluída o quanto antes. Quanto ao timing, visto que a cidade dos arcebispos está em plena época alta no que toca ao turismo, Ricardo Rio adianta que a IP não conseguiu iniciar o processo num momento anterior.
Deste modo, o autarca desvaloriza a eventualidade de um maior transtorno na circulação, uma vez que há alternativas para as pessoas e “boa parte do turismo por autocarro já não podia passar por ali, por questões de acessibilidade nos pórticos”.
Os trabalhos de repavimentação da via de acesso ao Bom Jesus serão realizados em todos os dias úteis, entre as 08h00 e as 19h00. A conclusão está prevista para 9 de agosto. A obra é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal.
*Com Maria Carvalho
