Estrada da Falperra com faixa de gestão de combustível duplicada

Desde esta semana que a Estrada da Falperra conta com uma faixa de gestão de combustível de cerca de 20 metros de largura, o dobro do obrigatório por lei, segundo indica a autarquia bracarense num comunicado enviado às redações.


O objetivo passa por ajudar a prevenir incêndios rurais. A Estrada Nacional 309 (Falperra) é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (IP).

“As principais funções destas faixas são, por um lado, diminuir a superfície percorrida pelos grandes incêndios, permitindo e facilitando uma intervenção direta de combate ao fogo, e, por outro, proteger de forma passiva as vias de comunicação, infra-estruturas, áreas edificadas e outros elementos de valor”, pode ler-se na nota.

Município vai plantar espécies autóctones em colaboração com empresas de Braga


Na zona envolvente foram abatidos eucaliptos e a remoção da biomassa aconteceu com eliminação de sobrantes, recorrendo à trituração, numa área superior a 5 mil m2. 

As futuras árvores a plantar no local visam criar uma ´cortina´ mais resistente ao fogo que, em caso de incêndio, possa reduzir a sua intensidade. Será também uma forma de promover uma alteração na paisagem através da plantação de carvalhos e sobreiros.

No mesmo comunicado, fonte da autarquia garante que os mesmos procedimentos serão adotados noutras áreas do concelho de Braga, num trabalho de parceria com proprietários florestais e empresas locais.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv