Estrada Carvalhais nomeada para Grupo de Coordenação do Pacto Rural

Isabel Estrada Carvalhais foi nomeada representante do Parlamento Europeu no Grupo de Coordenação do Pacto Rural. A docente da Universidade do Minho passa a fazer parte da iniciativa, criada em julho de 2021, que soma mais de 1.200 organizações e indivíduos a nível continental.
Em declarações à RUM, mostra-se “muito satisfeita” por integrar um projeto que traz “alguma visibilidade para o mundo rural”. Explicando o conceito, Isabel Estrada Carvalhais refere que o Pacto Rural, sob o chapéu da União Europeia, pretende “estabelecer uma coordenação das políticas para as zonas rurais”.
“Está aberto a toda a gente, independentemente da sua área de trabalho, que esteja interessada em dar um contributo para a revitalização do mundo rural, seja através de workshops, conferências ou até da promoção de intercâmbios entre agricultores”, acrescenta.
Eurodeputada desde 2019, Isabel Estrada Carvalhais é membro da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, tendo sido responsável pelo Relatório sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais e pelo Relatório sobre a Renovação Geracional na Agricultura.
De acordo com a docente, há a tendência para se “esquecer o que acontece no mundo rural”, em detrimento das zonas urbanas.“É precisamente no mundo rural que se assiste ao maior impacto das alterações climáticas e onde se desenvolve a produção agrícola, responsável pela segurança alimentar de todos os europeus”, exemplifica.
