Estão abertas candidaturas para o “Voucher para Startups”. PRR disponibiliza 90ME

Estão abertas as candidaturas para o “Voucher para Startups – Novos produtos verdes e digitais”. A iniciativa financiada em 90 milhões de euros, até 2025, pelo Plano de Recuperação e Resiliência conta com o apoio técnico do Centro de Valorização de Resíduos da Universidade do Minho (CVR) e pretende chegar a 3 mil startups. São elegíveis empresas criadas há menos de 10 anos.


De acordo com o diretor executivo do CVR, Jorge Araújo, este programa visa auxiliar startups na “melhor gestão de resíduos”. 

O prazo para apresentação de candidatura mantém-se aberto até esgotar a dotação orçamental indicativa de 45 milhões de euros, a fundo perdido, para todo o território nacional. Cada startup só poderá receber até 30 mil euros.

Para setembro, está prevista a Conferência Internacional Wastes, organizada pelo CVR, e que terá lugar em Coimbra. Este é um evento que tem, em edições anteriores, juntado mais de 300 participantes oriundos de 17 países.

A 5 de junho, o CVR irá participar numa conferência organizada pelo Município de Guimarães, que pretende alertar para a poluição através dos plásticos e os efeitos no meio ambiente.

Ao longo de 20 anos, o CVR tem contribuído para a incorporação de resíduos do setor da fundição e metalomecânica, por exemplo, em pavimentos rodoviários. No caso das cimenteiras, estão a usar os seus resíduos para “substituir material inorgânico e combustível nos fornos”. 


JÁ PODE OUVIR NA ÍNTEGRA A ENTREVISTA AO UMINHO I&D, AQUI.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv