Estão abertas as candidaturas para o programa Desafio Ser+

Estão abertas as inscrições para o programa Desafio Ser+. A iniciativa está inserida no projeto Ser+, uma das Academias Gulbenkian do Conhecimento, que tem como entidade responsável a Associação de Psicologia da Universidade do Minho.

O projeto Ser+ está dividido em três programas: Desafio, Competência e Decisão, que representam diferentes fases da adolescência. No caso do Desafio Ser+, este é destinado a jovens que estão a frequentar o 7º ao 9º ano de escolaridade.


Ao longo de oito sessões semanais, de uma hora e meia, são trabalhadas competências relacionadas com o “pensamento crítico, comunicação, identidade e gestão de emoções”. Ferramentas cada vez mais essenciais, na ótica da coordenadora do projeto, Teresa Freire, para um desenvolvimento pessoal “positivo”. 


As atividades propostas, aos cerca de 10 participantes, podem ser feitas em grupo ou de forma individual. Isto irá depender das competências que serão trabalhadas.


As sessões do Desafio Ser+ serão presenciais, sendo que no futuro, graças à experiência desenvolvida durante a pandemia, estão a ser pensadas versões online para os três programas. 


Aos microfones do UMinho I&D, a investigadora realça o carater inclusivo deste caminho, visto que será possível chegar a “escolas e regiões que, caso contrário, nunca chegaríamos devido às questões de mobilidade”. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv