“Estamos preocupados com o assédio moral, sobretudo com alunos de doutoramento”

A provedora do Estudante da Universidade do Minho está preocupada com o número de casos de assédio moral relatados sobretudo por doutorandos. Em entrevista à RUM, Rosa Vasconcelos revelou que não lhe têm chegado queixas de assédio sexual, ao contrário de alguns casos relacionados com assédio moral.


“Estamos preocupados com o assédio moral, sobretudo com alunos de doutoramento, onde é um para um”, revelou em entrevista à RUM a provedora. No entanto, acrescentou Rosa Vasconcelos, os doutorandos “não querem fazer mais nada, porque sentem que depois podem ficar penalizados”.

“Estamos a tentar fazer, conjuntamente com a Associação Académica, um podcast, para cada um deles dizer a experiência que teve durante o seu percurso, partilharmos experiências para dizer que nós não estamos sozinhos, a todos acontece”, afirmou.

Este ano, a provedora já recebeu 910 estudantes no seu gabinete e o objetivo é “atuar na prevenção e não na remediação”. “Muitas vezes eles pedem informações ou é só para ser ouvidos, porque têm receio de falar junto dos professores sob pena de ficar sinalizados e, na provedoria, sentem que são ouvidos e não têm problema nenhum em falar”, justificou.

Apenas 4% dos estudantes minhotos recorreram aos serviços da Provedora, mas Rosa Vasconcelos acredita que, “cada vez mais, eles conhecem esta figura”. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
RAPresentação
NO AR RAPresentação A seguir: Omega 3 às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv