“Estamos convencidos que irá suscitar o interesse de portugueses e estrangeiros”

A directora do Museu dos Biscaínhos considera que o número de visitantes pode aumentar devido à divulgação que o espaço terá na série “Vento Norte”. Recorde-se que a Direcção Regional de Cultura do Norte anunicou, ontem, que, a partir de 13 de Julho e ao longo de três meses, o Museu dos Biscainhos, em Braga, será o cenário principal de uma nova série televisiva.

“É uma oportunidade muito gratificante de divulgarmos, de uma forma muito ampla, o património do Museu e todas as suas potencialidades”, disse à RUM Isabel Silva. 

Esta não é a primeira vez que o espaço bracarense serve de cenário, já que “há dois anos foi rodado no Museu parte de um filme, que era uma produção japonesa”. “Na medida em que esta série terá uma divulgação muito ampla, estamos convencidos que irá suscitar o interesse de portugueses e estrangeiros”, acrescentou.  

A ideia de gravar no Museu dos Biscaínhos terá partido de Almeno Gonçalves, actor natural de Braga, uma vez que, de acordo com o argumento, procuravam uma casa e espaços narturais com características que se aproximam das deste espaço. 


“Os horários de abertura ao público vão manter-se, mas poderá, em determinados dias, não ser possível visitar o Museu, pela segurança e ruídos”, explicou Isabel Silva.

Além do Museu dos Biscaínhos, também o Mosteiro de Tibães servirá de cenário à série televisiva.

Sendo uma ideia original de João Lacerda Matos, Almeno Gonçalves e João Cayatte, “Vento Norte” é uma série de época (na sua primeira temporada conta com 10 episódios de 45 minutos), na linha de séries como Downtown Abbey ou Upstairs Downstairs, que conta a história de uma família aristocrata do Minho, em paralelo com a história dos seus criados, nos anos que se seguem à I Grande Guerra e que antecipam e originam o Golpe Militar de 28 de Maio de 1926, liderado por Gomes da Costa, que institui a Ditadura Militar, mais tarde Estado Novo.

O elenco da série é constituído por 66 actores (sendo que cerca de 20 actores são oriundos de Braga), dos quais se destacam os nomes de Almeno Gonçalves, Natália Luiza, Adriano Luz, António Melo, Joaquim Nicolau, Fernanda Lapa e Ruben Rios (Galiza).

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv