Estabelecimentos com horários alargados até à 01h00 a partir de 14 de junho

(Em atualização)
A partir de 14 de junho, restauração e pastelarias, mantendo as regras de lotação, terão o seu horário alargado até à 01h00, assim como as salas de espetáculo. Os restaurantes mantêm-se com as regras de lotação atuais.
O Governo vai avançar com duas novas fases de desconfinamento, uma a aplicar a partir de 14 de junho e outra a 28 de junho.
O comércio passa a funcionar com o horário para o qual está licenciado, anunciou hoje o primeiro ministro.
Os espetáculos passam a ter o horário da restauração e as salas de espectáculo passam a ter uma capacidade de utilização de 50% da lotaçao.
Bares e discotecas vão manter-se encerrados até ao final de agosto. António Costa afirmou que, “infelizmente”, não é considerado “que haja condições para voltarem a abrir até ao final de agosto”. Por isso, explicou o primeiro-ministro, vai manter-se “essa restrição”.
Nos Transportes públicos em que há lugares sentados e de pé passa a ser possível 2/3 da lotação.
As Salas de espetáculo terão lotação de 50%. No exterior: lugares marcados e regras de distanciamento que sejam definidas pela DGS.
Bares e discotecas “não devem reabrir até ao final de agosto”
Quanto aos bares e discotecas, António Costa diz que “infelizmente não há condições para reabrirem, pelo menos, até ao final de agosto”.
Sobre o incumprimento das regras de distanciamento, o primeiro-ministro reforça que “compete às forças de segurança assegurar o cumprimento das normas”.
Governo mantém matriz de risco mas duplica limites aplicáveis aos territórios de baixa densidade
Como previamente noticiado, o Executivo decidiu manter inalterada a matriz de gestão de risco para efeitos de avaliação do processo de desconfinamento, contudo, anunciou o primeiro-ministro, será feita uma “diferenciação” para os territórios de baixa densidade, cujos limites passam para o dobro.
Para os concelhos que ultrapassem consecutivamente estes limites, o teletrabalho volta a ser obrigatório quando as funções assim o permitem, os restaurantes, cafés e pastelarias voltam a encerrar até às 22h30 e os espetáculos culturais assumem os mesmos horários da restauração.
Nos concelhos que repitam por duas semanas os valores acima de 240 casos por cada 100 mil habitantes (480 casos nos concelhos de baixa densidade), o teletrabalho volta a ser obrigatório quando as funções o permitam, os restaurantes cafés e pastelarias ficam abertos apenas até às 22h30 e até às 15h30 em fins de semana e feriados.
Os espetáculos culturais ficam com os mesmos horários da restauração e os casamentos e batizados só podem contar com 25 por cento da lotação.
Desporto profissional com público a partir de 28 de junho. Lotação limitada a um terço
A partir de 28 de junho as competições profissionais desportivas passarão a poder ter público, embora com lotação limitada a 33%, anunciou esta quarta-feira o primeiro-ministro.
No final do Conselho de Ministros, António Costa indicou que as medidas aplicadas a partir de 28 de junho irão vigorar até final de agosto.
c/Negócios
