“Esta epidemia está longe de estar controlada”

“Dizer que a incidência máxima já terá acontecido, é uma informação que responsabiliza as pessoas, não que as desresponsabiliza”, afirmou a ministra da Saúde, na habitual conferência conjunta com a Direcção-Geral da Saúde, este domingo, a propósito do facto de, este sábado, ter revelado que o pico da pandemia ter-se-á registado entre os dias 23 e 25 de março. Já a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, considera que “esta epidemia está longe de estar controlada”. “É apenas uma das ondas epidémicas possíveis”, salientou, referindo que é muito importante acompanhar todos os dias a evolução da doença.
Segundo Marta Temido, o sistema de saúde está agora a “conseguir responder à pandemia”, depois de ter passado por alguns momentos de “maior pressão”. “Depois de mais de quatro décadas de democracia e de transparência do Estado, os portugueses têm maturidade suficiente para perceber que não estamos livres do vírus até à descoberta de uma vacina ou cura”, referiu Marta Temido, acrescentando que, se os comportamentos da população “não forem adequados, teremos um recrudescimento”.
A ministra constata que não é possível afastar a ocorrência de novas ondas do vírus, quando algumas medidas de contenção começarem a ser levantadas, pelo que há que fazer a manutenção da doença de forma sustentável para o sistema de saúde público, mas minimizando o impacto da situação na economia.
“Até a doença estar erradicada nada será como dantes, mas não podemos fechar a sociedade”, alerta Marta Temido.
“Temos de aprender, por um período de tempo, a combinar confiança com a abstenção de cumpriemntos imprudentes – sob pena de deitarmos todo o esforço a perder. E isso é algo que não podemos arriscar”, concluiu.
Portugal já realizou “249 mil testes à Covid-19”
A ministra da Saúde afirmou hoje que, desde o dia 1 de Março, Portugal realizou 249 mil testes de diagnóstico à Covid-19, sendo que 32% destes testes foram realizados no mês de Março e 68% realizados no mês de Abril. Para Marta Temido, os números demonstram a intensificação do processo de diagnóstico.
Por dia, têm sido realizados, em média, 9.800 testes.
Segundo a governante, a linha de atendimento SNS 24 recebeu, nas últimas 24 horas, cerca de 7700 telefónicas, sendo o tempo médio de espera de atendimento de 28 segundos.
Já a plataforma Trace COVID conta agora com mais de 73 mil profissionais com acesso à mesma.
Na habitual conferência de imprensa conjunta do ministério e da Direcção- Geral da Saúde (DGS), a ministra informou que brevemente serão entregues aos hospitais os novos kits de extracção manual, que o Governo estava a ter dificuldade em arranjar. “Relativamente a abastecimentos, na última semana foram entregues 5,5 milhões de máscaras cirúrgicas e 1,2 milhões de máscaras respiradoras, as FFP1 e FFP3, para além de batas, toucas e outros equipamentos”, explicou. Por enquanto, o material de protecção que tem sido mais difícil de distribuir são as batas. Na lista de abastecimentos da última semana, Marta Temido colocou ainda a entrega de “900 mil ‘kits’ de teste e 334 mil zaragatoas”.
Ventiladores da China já chegaram a Portugal
Já chegaram 65 dos 508 ventiladores que Portugal comprou à China para reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde em cuidados intensivos. “O avião aterrou hoje, mas mantêm-se as dificuldades de entrega em relação aos restantes. Estamos a trabalhar para conseguirmos ter resultados”, afirmou a ministra da Saúde, Marta Temido.
A ministra confirmou os motivos do atraso na entrega por parte das empresas chinesas desta e de outras encomendas de ventiladores e material de protecção médica.
c/ TSF e Público
