Está a chegar o TrêsPê, Festival que quer incluir o público na criação

Está a chegar a primeira edição do novo festival bracarense, o TrêsPê – Performance, Património e Paisagem. Trata-se de uma resposta a um “vazio identificado na cidade na área da performance” que levará a cultura a locais menos prováveis. Além disso, pretende dar um novo sentido à conhecida expressão.


O público é desafiado a levar uma toalha, cadeira ou puf para disfrutar quer do ambiente quer das performances dos três coletivos convidados.


Promovido pelo Município de Braga, em parceria com a zet gallery, que vai assegurar toda a criação e programação artística, o Festival TrêsPê decorrer entre 2 e 19 de junho, sempre ao fim-de-semana.

Ouvida pela RUM, Helena Mendes Pereira, diretora geral e curadora da zet gallery, explica que este é um meio para “afirmar o território como de criação”. Durante os dias do evento, serão apresentados trabalhos criados na cidade dos arcebispos ao nível da dança, teatro, novo circo, música entre outros.

Nos dias 2, 9 e 16 de junho o espetáculo será garantido pelo coletivo residente ´Banquete`, na Biblioteca Pública. Segue-se ´Demo` nos dias 3, 4 e 5 de junho no Parque das Camélias e, para finalizar, nas Sete Fontes atuações do coletivo internacional ´Urge` entre 17 e 19 de junho.

O objetivo é incentivar o público a imergir quer na performance quer na conversa que irá seguir o espetáculo. Helena Mendes Pereira confessa que espera que este modelo “venha para ficar”. “Não é um espetáculo para grandes massas porque há experiências pensadas, mas sim, um festival para ser participado”, conclui.

Todas as performances têm início às 19h00. A entrada é livre. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv