Espetáculo interativo convida plateia da Casa das Artes a “desnudar um enredo”

A performance ‘Como desenhar uma filha nua’, do coletivo Visões Úteis, que integra leitura, teatro e design, estreia na Casa das Artes de Famalicão, esta quinta-feira, pelas 21h30, e tem Porto, Atenas e Bragança na rota da digressão. O diretor da peça e escritor do texto, Jorge Palinhos, explica à RUM que o ponto de partida é centrado na análise de uma obra biográfica de um autor internacional.

“Vamos encontrar vários documentos pessoais e públicos sobre o artista que nos vão permitir desvendar a sua vida, tudo aquilo que teve de bom e de mau, e, assim, mergulharmos a fundo na história e na complexidade desta personagem”, explica. 

Jorge Palinhos refere que, nesta peça, “não há plateia” mas “um único espaço onde a atriz e o público estão reunidos em torno do livro”. “Cada pessoa vai poder folhear, tocar, tatear, cheirar, de forma a envolver todos os seus sentidos. A ideia não é convidar o público para ir para cima do palco fazer coisas, mas para se envolverem diretamente com o material que é apresentado”, acrescenta.

No fundo, a ideia do espetáculo parte da leitura partilhada – um hábito antigo quando pessoas se reuniam em volta de livros e jornais “e construíam um imaginário coletivo, uma visão coletiva da própria realidade”. É este hábito que a peça tenta recuperar – promover o encontro e a partilha. “Cada um é confrontado com a sua perspetiva, mas também com a visão das outras pessoas”, descreve.

Jorge Palinhos acredita que “diferentes plateias fornecerão diferentes dinâmicas”, um vez que “a história acaba por ser construída pelos próprios espetadores”.

‘Como desenhar uma filha nua’ arrancou enquanto residência criativa em Sintra, em setembro, por ocasião do Muscarium – Festival de Artes Performativas, da lavra da companhia de teatro sintrense Teatromosca. No Porto, está programada para o espaço MIRA, de 16 a 18 deste mês, às 19h00, e dia 19, às 17h00. A criação viaja depois para Atenas (Grécia), para um espetáculo no 1927 Art Space, em 22 e 23 de novembro. A 15 de março de 2025 chega ao Teatro Municipal de Bragança.

Partilhe esta notícia
Maria Carvalho
Maria Carvalho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv