Esperadas seis listas candidatas ao Conselho Geral da UMinho

A campanha eleitoral das listas candidatas ao Conselho Geral da Universidade do Minho arranca na terça-feira, 4 de março. Antes disso, esta segunda-feira, a comissão eleitoral, presidida por Isabel Ermida, vai divulgar as listas definitivas.
Confirmadas estão já duas listas candidatas a representantes de docentes e investigadores: uma encabeçada por Pedro Arezes, outra por Eugénio Campos Ferreira. Ambos assumiram já publicamente a ambição de se candidatarem ao cargo de reitor. São 12 os representantes de docentes e investigadores com assento no Conselho Geral.
Ao que a RUM apurou é também expectável que surjam duas listas candidatas a representar os estudantes, que têm quatro membros, e outras duas para eleger o único lugar que os técnicos, administrativos e de gestão têm neste órgão.
A campanha eleitoral alonga-se até 17 de março, sendo o dia seguinte para reflexão e o ato eleitoral decorrerá no dia 19, por e-votum. A tomada de posse de todos os novos membros decorre na primeira reunião do Conselho, depois das eleições.
Só depois disso, e até 22 de abril, serão escolhidos os seis membros externos.
