Escolas de Braga não estão equipadas com desfibriladores. CMB aposta na formação dos profissionais

Nenhuma escola no concelho de Braga está equipada com desfibriladores. Contudo, o Município de Braga tem apostado na formação dos cerca de 900 assistentes operacionais em primeiros socorros e suporte básico de vida. Os dados foram adiantados à RUM pela vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Braga, Carla Sepúlveda.

Recorde-se que esta quarta-feira, o Jornal de Notícias alertou para o facto de, em Portugal, apenas 10% dos estabelecimentos de ensino públicos terem equipamentos de reanimação cardíaca, o que corresponde a pouco mais de 460 num universo de 4.500.

Atualmente são 18 os espaços abertos ao público na cidade dos arcebispos que contam com desfibriladores. A vereadora realça, no entanto, que este é um investimento que ainda não chegou às escolas, mas que é considerado “importante” e que está a ser pensado para o futuro em articulação com a Proteção Civil.

Quanto à formação técnica, segundo a responsável, é uma aposta “constante”, como forma de melhorar os serviços, em especial com crianças com necessidades específicas. 

Os desfibriladores estão distribuídos pelo Balcão Único, no edifício da Câmara, no Mercado Municipal, Posto de Turismo, Quinta Pedagógica, Parque Desportivo da Rodovia e Piscinas da Rodovia, nos Complexos Desportivos da Ponte, de Maximinos e das Camélias, Piscina Municipal de Tebosa, Aeródromo Municipal, em três viaturas da Proteção Civil e duas da Polícia Municipal. Trata-se de um investimento de 30 mil euros realizado no ano de 2022.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Espaço RUC
NO AR Espaço RUC A seguir: Music Hal às 09:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv