Escolas de Braga juntam-se a movimento que luta pela valorização do ensino profissional

A Escola Profissional Profitecla e Escola Profissional de Braga juntaram-se a outras escolas do país num abaixo assinado, promovido pelo movimento ‘somos estudantes_temos diretiros’, que reivindica melhores condições de ensino. No total, durante o mês de março, foram recolhidas 419 assinaturas.
O documento “reivindica a urgente valorização do ensino profissional, que todos os anos sofre com a falta de investimento, com a retirada de importantes componentes letivas teóricas dos currículos, com estágios que em nada cumprem a sua formação formativa e com subsídios em atraso e insuficientes”. “É urgente garantir a criação de uma rede pública de escolas profissionais, alargando a oferta em todo o país e garantindo a sua gratuitidade. Só assim garantimos a efetivação de um ensino verdadeiramente público, democrático e de qualidade para todos”, referem num comunicado a que a RUM teve acesso.
Os estudantes reivindicam “o fim da sobrecarga horaria, pelo direito ao tempo livre, estágios dignos que cumpram a sua função formativa, o fim do sistema de faltas injusto, o direito a constituir Associações de Estudantes e o fim dos entraves no acesso ao ensino superior”.
