Escola de Medicina da UMinho apresenta resultados do projeto ‘Ianda Guiné!’

Os resultados do projeto ‘Ianda Guiné!’, relacionado com a formação em contexto hospitalar, são apresentados, esta segunda-feira, na Escola de Medicina da Universidade do Minho. A sessão arranca às 10h.
O evento conta com a presença de 20 jovens médicos guineenses, que se encontram atualmente a desenvolver estágios observacionais em quatro áreas de formação médica – anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica e medicina interna – em unidades hospitalares de Braga, Famalicão, Guimarães, Viana do Castelo e Viseu.
Além da apresentação de resultados, a sessão contempla o seminário ‘Competências Transversais em Medicina’, com as participações de Cecília Leão, professora emérita da Escola de Medicina, e de Hans Dabó, médico pneumologista do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães.
O projeto ‘Ianda Guiné!’, cujo objetivo é melhorar os cuidados de saúde no país africano, começou em 2021 e é financiado pela União Europeia, em colaboração com o Instituto Camões e com a Fundação Gulbenkian. A unidade orgânica da academia minhota é a parceira técnica e científica.
A formação em contexto hospitalar tem, no total, a duração de oito meses e é intercalada entre o país de origem, realizada em três hospitais (S. José em Bôr, Simão Mendes e Cumura), sob orientação de médicos portugueses e, numa fase posterior, Portugal, durante três meses.
