Escola de Engenharia quer reforçar aposta na investigação e ligação à sociedade até 2025

Investigação com impacto, promoção da inovação, ensino de excelência, fortalecimento da ligação com a sociedade e o reforço da marca identitária da escola de Engenharia da Universidade do Minho. Estes são os cinco eixos do Programa de Ação da maior unidade orgânica da instituição.

Até 2025, Pedro Arezes vai contar na vice-presidência com António Vicente (pelouro investigação), Raúl Fangueiro (interação com a sociedade) e Lígia Rodrigues (conselho pedagógico). Três investigadores “de renome a nível internacional” que vão ajudar a fazer da investigação um dos cartões de visita da escola. “Só seremos melhor escola se a aposta na investigação for bem conseguida”, declara o presidente.

Outra das prioridades desta direção, como a RUM já havia anunciado, passa pela projeção da próxima década. Pedro Arezes fala num processo que terá de contar com a participação de todos os departamentos e centros de investigação. “Não queremos passar a ideia que vamos fechar metade da escola e abrir outra metade. Temos de perceber quais as áreas que claramente não evoluíram, tirar esse casaco e dar essa roupa, e comprar roupa nova”, explica. Para o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, este é um exercício estratégico. 



Reitor pretende entregar, em dezembro, a revisão de estatutos ao Conselho Geral. 


A informação foi avançada à RUM à margem da tomada de posse do presidente da Escola de Engenharia, no campus de Azurém, em Guimarães.

Depois da auscultação da comunidade e feito o ponto de situação ao Senado Académico, será, agora, constituída uma equipa que será responsável pela redação da proposta, com os diversos contributos da comunidade, que será apresentada em dezembro por Rui Vieira de Castro.

O presidente da Escola de Engenharia, vê com “esperança e otimismo” esta revisão estatutária que, acredita, irá permitir uma maior flexibilidade de atuação e decisão. 

Ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai participar na aula inaugural de Engenharia Aeroespacial.


Manuel Heitor é o convidado especial da aula inaugural de Engenharia Aeroespacial. O evento vai decorrer no campus de Azurém, em Guimarães. Para o presidente da Escola de Engenharia, o ex-Ministro tem “uma visão muito esclarecida sobre a importância do espaço na economia futura de Portugal”, logo será uma mais valia para os alunos perceberem o papel que eles eventualmente vão ter para o país que está a investir na sua formação.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv