Escassez de nadadores-salvadores pode impedir reabertura de piscinas em Braga

A escassez de nadadores-salvadores pode colocar em risco a abertura de algumas piscinas, em Braga, este verão.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara, Ricardo Rio, na reunião do executivo municipal desta segunda-feira.

O problema não exclusivo de Braga. Há ainda 47% de nadadores-salvadores por contratar para praias e piscinas, no país. Segundo a Federação Nacional de Nadadores Salvadores, durante a pandemia, não houve cursos de formação nesta área e, agora, os recursos são escassos.

Um dos equipamentos municipais que pode manter as portas fechadas é a Piscina Municipal da Ponte. Neste caso, além da dificuldade em contratar recursos humanos, há questões técnicas que podem impedir a reabertura do equipamento.

Segundo o presidente da Câmara, a decisão dependerá de alguns testes que serão feitos nos próximos dias. Ricardo Rio adiantou que, ainda que a piscina abra ao público, será sempre em “condições precárias”, porque continuam a existir “fugas de água” e terá que haver a garantia de que “não vai haver riscos de descolagem da tela, depois destes anos de interrupção”.

“Queremos saber se temos os meios humanos necessários para apoiar. Temos tido ecos de preocupação de Juntas de Freguesia que não têm conseguido fazer a contratação de recursos humanos e vamos, nos próximos dias, saber quais ficarão impedidas de funcionar por essa razão”, alertou o autarca.

A questão da reabertura das Piscinas da Ponte foi levantada pelo PS.

Artur Feio lamenta que “ao fim de três anos de estudos e projetos não há uma resolução para um problema estrutural”. “É a piscina de suporte ao parque de campismo, que sofreu obras de reabilitação de valor avultado, e que vê uma das mais importantes componentes de apoio não estar em funcionamento. É com perplexidade e preocupação que vemos que este assunto não está resolvido”, criticou o vereador socialista.

Quanto à dificuldade em contratar nadadores-salvadores, Feio reiterou que “o município não tem capacidade de dar resposta às necessidades”.

A Piscina da Ponte poderá continuar sem abrir ao público. O equipamento municipal precisa de obras. Ricardo Rio garante que vai ser lançado concurso para intervenção, que terá lugar até ao próximo ano. A decisão quanto à eventual reabertura será tomada esta semana, depois de alguns testes.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv