Ergue-te aponta imigração como o principal problema em Portugal

A imigração é o principal problema em Portugal. Esta é a perspetiva de Tiago Rodrigues, candidato do Ergue-te às legislativas de 18 de maio. Em entrevista à RUM, o cabeça-de-lista aponta a necessidade de uma “deportação em massa”, a começar por “aqueles estão aqui sem fazer nada e que são criminosos”. Apesar disso, afirma não conhecer os indicadores de quantos estariam nesta situação.

Segundo o candidato, o partido “é fundamental para rejuvenescer o país”, assim como os artigos de lei “que defendem os portugueses”, apesar de acreditar na necessidade da instauração de um novo regime político através da revogação da atual Constituição da República.

Questionado sobre as propostas para baixar os preços das rendas, vinca não estar “muito bem dentro do assunto” e que as questões deviam ser encaminhadas “ao próprio partido”. Tiago Rodrigues aponta que o facto de “haver muito imigrantes” é uma das causas deste aumento, acrescentando que não há “trabalho para os nossos, quanto mais para os de fora”. 


Em 2023, Portugal tinha pouco mais de um milhão de imigrantes, segundo a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), o que, de acordo com a OCDE, coloca o país na 20.ª posição mundial entre os que têm mais estrangeiros a viver, abaixo de países como Luxemburgo, Suíça e França, como atesta o Observatório da Emigração das Nações Unidas.

Sobre o ensino superior, ressalta a necessidade do fim das propinas para estudantes residentes no mesmo distrito em que estudam, além de rendas subsidiadas para os alunos deslocados e que tenham melhor desempenho. Tiago Rodrigues acrescenta que é preciso colmatar a “falta de pessoal qualificado e auxiliares de ação educativa”. 

No caso concreto da saúde, acredita que pode haver um trabalho em conjunto para que os hospitais privados atendam os utentes que não conseguirem lugar no SNS.

“O partido quer abolir certas pessoas que controlam o poder” das associações sindicais

Abolir o direito à greve é a proposta número sete na área do Sistema Político, o primeiro tópico entre as áreas consideradas prioritárias no programa eleitoral do partido, que Tiago Rodrigues afirma desconhecer. O cabeça-de-lista indica, entretanto, que o partido quer abolir “certas pessoas que controlam o poder dessas associações” que organizam as greves que seriam geridas pela “extrema-esquerda”.

O candidato tem a expectativa que o partido consiga superar os 515 votos obtidos nas últimas eleições, uma vez que o Ergue-te tem “demonstrado a sua coragem e mexido com problemas estruturais do nosso país”. O movimento realizado pelos militantes no dia 25 de Abril, em que o presidente do partido, Rui Fonseca e Castro, acabou por ser algemado e detido pelas autoridades, “deu mais força a outras forças políticas também a falar sobre o assunto e a exprimir-se sobre a islamização que está a acontecer em Lisboa”, finaliza.

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv