EPsi abre curso focado no envelhecimento, saúde mental e envolvimento familiar

O novo curso da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Epsi) pretende dar respostas aos novos desafios que surgem diariamente no Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Abordagem Integrada nos Cuidados de Saúde para Profissionais de Saúde” é o nome da formação que integra a Aliança de pós-graduações da UMinho, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

De acordo com a coordenadora do curso, Maria Graça Pereira, esta oferta tem especial atenção sobre o envelhecimento da população portuguesa que está associado a uma “maior dependência e, por isso, exige cuidados de saúde mais próximos”. Diminuir o estigma associado à saúde mental é outro dos desafios que a unidade orgânica quer dar resposta. “Quando esta oferta está disponível, por exemplo, no mesmo local que o utente tem acesso aos cuidados de saúde primários, os estigmas diminuem drasticamente”, revela a docente do departamento de Psicologia Aplicada. Por último, esta formação quer responder às necessidades no que toca ao envolvimento dos familiares na prestação de cuidados.

De forma indireta, a responsável acredita que este curso irá contribuir para a redução dos custos na saúde e numa melhoria dos indicadores no que toca à utilização de recursos.

A formação será lecionada em regime de e-learning às sextas-feiras das 18h00 às 20h00 e aos sábados das 9h00 às 11h00.

O curso conta com a colaboração da Unidade de Saúde do Alto Minho que terá dois gestores de saúde a lecionar a formação.

Podem candidatar-se médicos, enfermeiros, psicólogos, pedologistas, assistentes sociais, gestores de saúde, entre outros. As candidaturas para as 20 vagas disponibilizadas estão abertas até 12 de janeiro aqui.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv