Entre “extraordinário” e “possível surpresa”, Ricardo Rio elogia nomes que compõem Governo

Ricardo Rio faz uma apreciação positiva sobre as opções de Luís Montenegro para o Governo da Aliança Democrática. Em declarações à RUM, o presidente da Câmara de Braga comentou a escolha de três pessoas ligadas ao território.

O social-democrata considera que Fernando Alexandre é um nome “extraordinário” para ministro da Educação, Ciência e Inovação. O economista e docente da Universidade do Minho, frisa, é “uma personalidade que tem colaborado muito com a Câmara de Braga e outras estruturas da região”. De acordo com Ricardo Rio, apresentando “um sentido crítico e um pensamento analítico sobre os temas pelos quais se debruça”, as suas caraterísticas são “fundamentais para um setor muito difícil como o da Educação”.

O novo Governo contempla o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, que junta duas antigas pastas. O facto de o Ensino Superior ser absorvido por outra tutela tem motivado críticas, mas Ricardo Rio diz que “ainda é cedo” para fazer juízos dessa natureza. “O pensamento estruturado de Fernando Alexandre pode ser muito útil. Aquilo que hoje pode parecer uma fraqueza, se calhar, no futuro, até se vai revelar numa oportunidade bem aproveitada pelo novo ministro”, antevê.

Ricardo Rio satisfeito com escolhas de Nuno Melo e José Manuel Fernandes

Outra das novidades é a criação do Ministério da Juventude e Modernização, liderado por Margarida Balseiro Lopes. O presidente da Câmara de Braga enaltece que o pelouro da Juventude existe em “praticamente todas as autarquias” e, por isso, “não causa qualquer estranha a sua autonomização a nível governativo”.

Os até agora eurodeputados José Manuel Fernandes, de Vila Verde, como ministro da Agricultura e Pesca, e Nuno Melo, de Vila Nova de Famalicão, com a pasta da Defesa, também entram no Governo. Ricardo Rio considera que este último era “mais expectável”, até por ser presidente do CDS, e que a pasta atribuída está “perfeitamente ajustada ao perfil”, estando “certo que fará um excelente trabalho”.

Quanto a José Manuel Fernandes, fala de “um profundo conhecedor de uma matéria crítica para o setor da agricultura, a Política Agrícola Comum”. Além disso, lembra o percurso como presidente da Câmara Municipal de Vila Verde. “Se calhar, pela qualidade do trabalho que vai realizar, será uma das maiores surpresas deste Governo”, vinca.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv