Enfermeiros do Hospital de Braga em greve esta terça-feira

A greve dos enfermeiros no Hospital de Braga está a ter um impacto significativo na realização de exames, mas também de cirurgias, de acordo com o sindicato. A paralisação decorre ao longo desta terça-feira para exigir que a administração do Hospital de Braga passe a aplicar regras que já estão em vigor noutras instituições de saúde do país.

À RUM, Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros, explica que uma das exigências está relacionada com

a imposição, por parte da administração, de os enfermeiros gastarem 10 pontos, – que equivale a 10 anos de trabalho, – para terem um aumento salarial de 8€, “quando a legislação da administração pública determina que sempre que existe uma progressão cujo saldo do salário seja igual ou inferior a 28€, os trabalhadores têm que progredir para a posição remuneratória seguinte”. “Portanto, esta regra não está a ser aplicada no Hospital de Braga”, alerta.

Além disso, a Administração do hospital de Braga não está a contabilizar o tempo de trabalho em vínculo precário.

Segundo a responsável sindical, “contrariamente ao que está a acontecer em várias outras instituições, e até decorrente das orientações do Ministério da Saúde, aqui neste hospital, os enfermeiros admitidos com contratos a termo incerto que depois passaram para um contrato por tempo indeterminado, o tempo de trabalho em vínculo precário não está a ser contabilizado”. Por essa razão, alguns enfermeiros com dois anos ou um ano e meio de trabalho não estão a ver esse período contabilizado para efeito de promoção na carreira.

Estas duas questões abragem aproximadamente cem enfermeiros. Para as 11h00 está prevista uma concentração destes profissionais, na entrada principal do Hospital de Braga.

A sindicalista garante que a adesão à greve dos enfermeiros já está a ter impacto no funcionamento normal do Hospital de Braga, nomeadamente na realização de exames, nos blocos operatórios e nas consultas externas.

Administração diz que tem procurado cooperar com sindicato


Contactado pela RUM, o conselho de administração do Hospital de Braga esclarece que “tem reunido regularmente com os representantes do SEP – Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, auscultando as suas preocupações e reivindicações e procurando, como é sua preocupação permanente, cooperar no sentido de serem alcançadas as melhores soluções que, consequentemente, contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos utentes”.


A administração lamenta ainda os transtornos causados com a realização da greve e apela à compreensão dos utentes.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Musicodependência
NO AR Musicodependência A seguir: Terra Pura às 16:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv