Enfermeiros do Hospital de Braga reclamam direitos com acção simbólica

Dezenas de pares de sapatos colocados junto ao Arco da Porta Nova simbolizam luta de profissionais de saúde no Dia Internacional do Enfermeiro, assinalado em plena pandemia

Dezenas de pares de sapatos foram deixados “à porta da cidade de Braga” esta terça-feira, 12 de Maio, Dia Internacional do Enfermeiro. A acção simbólica partiu do SEP Minho, Sindicato dos Enfermeiros Portugueses com representação no Minho. Entre os pares de sapatos podem ler-se algumas frases reivindicativas. Os profissionais de saúde continuam a reclamar a actualização salarial que aguardam desde Setembro, altura em que o Hospital de Braga passou a E.P.E. com a saída do Grupo Mello Saúde à conta do fim da parceria público privada que durou dez anos.

O sindicato reclama um aumento salarial de 145 euros. “Heróis de primeira, salários de segunda ganham 145 euros abaixo da tabela salarial” é o que se pode ler num dos vários cartazes colocados entre os pares de sapatos deixados junto ao Arco da Porta Nova. “Enfermeiros a cumprir devem progredir” ou “risco e penosidade tem de ser compensado” são outras das frases reivindicativas.

Face à pandemia da covid-19, os enfermeiros não se concentraram no local, mas a mensagem do Sindicato não é indiferente a quem passa naquele local.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv