ENDA extraordinário em Évora pode fazer regressar académicas

Um conjunto de associações académicas e de estudantes abandonou em 2022 o ENDA em protesto contra modelo que se traduzia em desigualdades. Agora, caso algumas reivindações sejam acolhidas, o movimento estudantil pode voltar a ser fortalecido.

Arranca ao final da manhã desta sexta-feira mais um Encontro Nacional de Dirigentes Associativos (ENDA) de caráter extraordinário. A reunião acontece na Universidade de Évora a partir das 11h00.

Este primeiro encontro poderá ser determinante para o regresso de várias associações e federações académicas ao ENDA, incluindo a AAUMinho.

Recorde-se que em 2022, várias académicas decidiram retirar-se do ENDA em protesto contra o modelo do fórum que consideravam ser “centralizador” favorecendo as federações associativas, nomeadamente Porto e Lisboa. Após algumas reivindicações surge esta sexta-feira a possibilidade de revisão do modelo, apurou a RUM. Caso algumas reivindicações sejam ouvidas e aprovadas, as associações e federações académicas do Minho, Coimbra, Açores, Algarve, Aveiro, Beira Interior, Évora, Madeira e Trás-os-Montes e Alto Douro podem voltar a integrar o movimento.

Também em Évora deverá ainda hoje arrancar a reunião ordinária plenária. É previsto que se prolongue até domingo. Entre os pontos de agenda será discutido o ensino e a coesão territorial, assim como a empregabilidade, a inovação, a inteligência artificial,  a ação social e a saúde mental. 

Prevê-se ainda a discussão e aprovação do lançamento de medidas conjuntas relacionadas com reivindicações dos estudantes universitários a diferentes níveis.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv