Encontro de Tocadores de Rua junta 18 músicos em Braga

Artistas portugueses, brasileiros, venezuelanos, ingleses, franceses e ucranianos. O 7º Encontro de Tocadores de Rua, em Braga, vai reunir 18 músicos, através de 12 apresentações, no centro da cidade, no sábado e domingo, das 10h às 21h.
O evento acontece numa altura em que o Fórum Bracarense, que organiza o certame, celebra o 25º aniversário. Também por causa dessa efeméride, o movimento decidiu dar uma conotação “internacional”, embora o principal propósito se mantenha.
De acordo com o presidente José Manuel Ferreira, “o objetivo essencial é criar uma dinâmica musical na cidade e divulgar talentos desconhecidos”. “Vamos ter, por exemplo, dois conjuntos: um do Porto, que já cá está desde a primeira edição, que se chama Chinas Leite e Amigos, e um grupo de pagode brasileiro que tem seis membros”, assinala.
Os artistas, apoiados financeiramente pelo Fórum Bracarense, terão a oportunidade de amealhar dinheiro durante as atuações, através dos donativos de quem assiste. Do ponto de vista dos comerciantes, este é também um evento atrativo, segundo o diretor-geral da Associação Empresarial de Braga.
O Encontro de Tocadores de Rua acontece junto a locais como o Café Vianna, A Brasileira, Mercado Municipal e o Arco da Porta Nova. Associando a “uma área pedonal segura, confortável e muito propícia a uma boa experiência de visita”, Rui Marques considera que “a música funciona como uma terapia e uma inspiração para as pessoas”. “Ficam bem dispostas, com um estado de espírito até mais predisposto à compra. Estes tocadores de rua conseguem recriar uma energia vibrante e positiva nas cidades e nas ruas que é uma mais valia”, argumenta.
Além da vertente patrimonial, já que passa por “locais emblemáticos da cidade”, na ótica da autarquia, o evento tem uma dimensão relevante ao nível da integração. A chefe de gabinete do presidente, Ana Ferreira, explica que “os 15% de migrantes que vivem em Braga refletem-se depois em toda a dinâmica cultural, económica e turística”.
À imagem do fim de semana anterior, em que decorreram a Braga Romana e a Rampa da Falperra, destaca que, no próximo, além do Encontro de Tocadores de Rua, realizam-se as celebrações dos 100 anos do Corpo Nacional de Escutas.
