EMUM apela à abertura de dados sobre COVID-19 para melhorar combate

A Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM) apela à disponibilização imediata de todos os microdados pseudo-anonimizados existentes sobre doentes suspeitos (confirmados ou não) de COVID-19 em Portugal à comunidade científica.

A abertura dos dados, “em particular os portugueses, é essencial para que cientistas e informáticos possam trabalhar de uma forma aberta e, dessa forma, produzir conhecimento benéfico para os prestadores de cuidados de saúde poderem dar melhor informação e triagem à população”, disse à RUM o presidente da EMUM, Nuno Sousa.

Além disso, acrescenta o responsável, a disponibilização dos dados permitirá “a coordenação de esforços, para que não estejam muitas pessoas a tentar resolver a mesma questão de uma forma descoordenada”.

“Temos tido apoio de muitos membros do Governo, que têm feito esforços para que isto aconteça”, afirmou Nuno Sousa, na esperança que estejam já a ser dados “os passsos finais” e que haja alguma novidade “nas próximas horas”.

“Com a disponibilização destes dados pseudo-anonimizados será possível colocar os investigadores nacionais a trabalhar neles e a ajudarem o Governo e as autoridades públicas e de saúde a encontrarem as respostas mais eficazes para conter a pandemia.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior tem aqui um papel fundamental:

— Na ponte com as instituições que detêm os dados DGS, SPMS, ARSs e Hospitais

— Na catalogação e disponibilização pública dos metadados das fontes de dados existentes

— Na agilização da infraestrutura para armazenamento dos dados e análises estatísticas e de machine learning

— Nos processos de recolha e disponibilização dos dados à comunidade científica

— No processo de pseudo-anonimização dos dados

— No eventual controlo no acesso aos dados se for julgado necessário pelas entidades competentes

— No envolvimento da Comissão Nacional de Proteção de Dados para agilizar o cumprimento da proteção dos dados dos cidadãos.

Existe em Portugal uma comunidade científica de grande qualidade que está disponível para ajudar a encontrar as respostas que o país necessita para fazer frente a esta pandemia e urgência de Saúde Pública no imediato mas também a médio e longo prazo”, lê-se ainda no apelo lançado pela Escola.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv