EMUM acolhe curso para internos de Ginecologia e Obstetrícia

Introdução à contracepção feminina,anomalias do trabalho de parto, vigilância fetal intra-parto, introdução à ecografia obstétrica, biópsias em ginecologia ou violência sexual / traumatismo genital. Estes são alguns dos temas que fazem parte do programa da 1.ª edição do  iGO, o curso de iniciação à especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, que a Escola de Medicina da UMinho acolhe, de 3 a 7 de Fevereiro.

Nem todo o conhecimento é adquirido através dos livros. Por isso mesmo, este curso, de âmbito nacional, é direcionado aos médicos internos, que iniciaram em janeiro de 2020 o primeiro ano de formação nestas especialidades, para que “abordem as temáticas quer de uma forma teórica, mas muito pragmática, quer de uma forma prática para treinarem gestos técnicos e competências clínicas, que vão fazer parte do seu dia-a-dia, para que cheguem aos hospitais com alguma segurança”, disse à RUM Cristina Silva, coordenadora da comissão organizadora.

Todos os internos recém-admitidos, 48 no total, se inscreveram, o que, para Cristina Silva, é a prova de que “o iGO é um programa interessante e importante para eles”. O curso conta ainda com mais de 61 formadores, encontrando-se representados praticamente todos os serviços de Ginecologia e Obstetrícia nacionais com idoneidade formativa para esta especialidade.

Esta é a 1.ª edição, mas Cristina Silva acredita que o curso deverá ter continuidade, até porque, acrescenta a responsável, “é um curso fortemente recomendado pelo Colégio de Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, patrocinado cientificamente pela Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia e da PoNTOG (The Portuguese Network of Trainees in Obstetrics and Gynaecology), que é a rede nacional de inetrnos”.

A sessão de abertura contará com a intervenção, entre outros, de João Bernardes, da Faculdade de Medicina do Porto, Nuno Sousa, presidente da Escola de Medicina da UMinho, e Daniel Pereira da Silva, da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia.

Para Cristina Silva o terceiro dia, dedicado às técnicas em ginecologia e obstetrícia, assume particular importância, já que “os internos vão poder treinar diferentes técnicas como seja biópsias, pensos ou realização de ecografias”.

A formação contará ainda com uma exame formativo, a realizar na última manhã do iGO, para que os participantes demonstrem o que aprenderam. “Vamos apresentar a especialidade aos internos fazendo-os conhecer os projectos nacionais e internacionais e decorrerá uma palesta sobre a responsabilidade médica no internato”, finalizou Cristina Silva.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv