Empresas oferecem ambulância aos Bombeiros Voluntários de Guimarães

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães conta, agora, com uma nova ambulância de socorro, integralmente oferecida por cinco empresas vimaranenses, num investimento que ronda os 80 mil euros. O veículo foi inaugurado na cerimónia do “Dia do Bombeiro”, onde foi também realizado o Juramento de Bandeira por 18 novos soldados da paz, que estão prontos para integrar o corpo ativo daquela corporação. O momento serviu ainda para promover 15 novos bombeiros voluntários.
“Esta nova ambulância é um equipamento fundamental por forma a darmos resposta ao número crescente de serviços. É fundamental dotarmos o nosso parque com este novo veículo para continuarmos a assegurar um serviço de prontidão e qualidade à nossa população, sendo extraordinário e merecedor do nosso mais profundo agradecimento o apoio que recebemos das nossas empresas”, afirmou o presidente da direção, João Pedro Castro.
Também o comandante Bento Marques destacou a oferta das empresas, lembrando que a nova ambulância vai permitir “reforçar a capacidade de resposta na prestação de cuidados de emergência pré-hospitalar”. O comandante pediu “compreensão” aos familiares dos bombeiros, pelas ausências, antecipando que “ser bombeiro é estar, 24 horas por dia, 365 dias por ano, disponível para desinteressadamente proteger pessoas e bens”.
O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, adiantou que o projeto de recuperação e reabilitação das piscinas do quartel “está praticamente finalizado”. A empreitada está orçada em mais de 1,2 milhões de euros.
Recorde-se que as piscinas dos Bombeiros de Guimarães encerraram, em 2021, na sequência de uma auditoria externa que detectou condições deficitárias para atletas, utilizadores e frequentadores, entre as quais problemas de segurança e higiene, assim como elevados custos de consumo energéticos. O equipamento deixou de cumprir os requisitos para poder funcionar e vem-se degradando com o tempo, reclamando, agora, uma intervenção profunda que vai avançar para devolver o importante equipamento ao usufruto da população da cidade.
