Emídio Magalhães, José Carlos Correia e Vitória SC homenageados na Gala do Desporto de Guimarães

A Gala do Desporto de Guimarães 2022 realiza-se, este sábado, pelas 21h, no Multiusos. O evento organizado pela Câmara Municipal e pela Tempo Livre pretende reconhecer e valorizar o talento desportivo do concelho.
Entre os vencedores já anunciados, destaque para o Vitória SC, agraciado com o Grande Prémio do Júri, por ocasião do centésimo aniversário, e para o Xico Andebol, considerado o Projeto Desportivo do Ano. O Prémio Carreira será atribuído a Emídio Magalhães, antigo coordenador da formação do Moreirense, o Prémio Homenagem a José Carlos Correia, ex dirigente do Xico Andebol, e Luís Rodrigues, presidente do Guimagym, recebe a distinção de Dirigente Desportivo do Ano.
Há quatro premiados por conhecer. Ana Sofia Oliveira (Clube Desportivo de Guimarães – kickboxing), Cintia Oliveira (Guimagym – ginástica) e Francisca Jorge (Clube de Ténis de Guimarães) concorrem ao Prémio Atleta do Ano Feminina. Para a mesma distinção, mas no masculino, concorrem três atletas do Vitória SC, os nadadores Tomás Lopes e João Costa e João Pedro Costa, da equipa de polo aquático.
Quanto ao Prémio Jovem Revelação, mais dois vitorianos, Diogo Vaz (atletismo) e Pedro Gil Silva (xadrez), além de Eduardo Leite, jogador do Xico Andebol. No feminino figuram os nomes de Carolina Novais, da secção de patinagem do CART – Centro de Actividades Recreativas Taipense, Natacha Silva, da vertente de ginástica do Guimagym, e Maria Carvalho, do KFT Team, na modalidade de Kempo.
Os quatro galardoados, assim como Cristiana Marques, atleta de Boccia da Associação Paralisia Cerebral de Guimarães, vencedora do Prémio Desporto Adaptado, vão receber bolsas de formação desportiva.
Na Gala do Desporto serão também atribuídos os troféus a todos os clubes e atletas de Guimarães que conquistaram títulos de campeonatos regionais, nacionais e internacionais, assim como os prémios referentes a 2021, dado que o evento não se realizou devido à pandemia.
Vão ser entregues o Prémio Homenagem a Joaquim da Rocha Ferreira da Costa e o Prémio Carreira a Carlos Carneiro. O Grande Prémio do Júri destina-se a quatro vimaranenses que integraram a seleção nacional de Andebol, que se apurou pela primeira vez na sua história para os Jogos Olímpicos (Miguel Laranjeiro, presidente da federação; Augusto Silva, vice-presidente; Paulo Fidalgo, treinador adjunto; e o atleta Rui Silva), a Rui Bragança, pela participação olímpica em Tóquio, na modalidade de taekwondo, a Manuel Freitas Mendes, que repetiu a participação nos Jogos Paralímpicos, em atletismo, ao ultramaratonista Vítor Rodrigues e a Neno, a título póstumo.
