Em Portugal, 12% das raparigas já faltaram às aulas por não terem produtos de higiene íntima

A Cáritas Braga lançou a campanha “Pela dignidade da Mulher” que pretende angariar, durante o mês de março, produtos de higiene feminina.
De acordo com um estudo da Spirituc-Investigação Aplicada, em Portugal, 12% das raparigas com idades entre os 18 e 24 anos já faltaram às aulas por não terem possibilidade financeira de comprar produtos de higiene íntima. No mundo, há 500 milhões de mulheres e raparigas que não têm acesso a estes produtos.
“A insuficiência económica tem um impacto global na vida de cada individuo e até mesmo nos cuidados íntimos. Manter hábitos de saúde íntima torna-se exigente quando a falta de acesso não o permite e pode aumentar o risco de desenvolvimento de complicações de saúde”, alerta, em comunicado, a Cáritas.
Esta campanha tem, por isso, o objetivo de “garantir as necessidades das mulheres e raparigas que estão em maior vulnerabilidade social”. De acordo com a Cáritas, as dificuldades económicas têm provocado o aumento de pedidos de ajuda, nomeadamente para a aquisição dos produtos de higiene.
Os bens podem ser entregues na Sede da Cáritas de Braga até ao final do mês.
