Em nome da transparência, Plataforma de Obras disponibiliza informações desde 2013

Ágil, intuitiva e de acesso aberto. Assim é descrita a Plataforma de Obras apresentada pelo Município de Braga esta terça-feira. Daqui a precisamente uma semana, a 26 de abril, estará disponível para todos os munícipes quer através do www.amelhorarbraga.cm-braga.pt quer de uma aplicação para smartphones.

A ferramenta que tinha sido prometida pelo presidente do Município de Braga, no seu discurso de tomada de posse para o último mandato à frente dos destinos da autarquia, irá, segundo o executivo, permitir um reforço da transparência e maior detalhe sobre as empreitadas em projeto, em fase de concurso, em execução ou concluídas.

Ricardo Rio declara ser “fundamental” de modo a permitir o “escrutínio completo” de toda a atividade municipal. Numa primeira fase apenas estarão disponíveis para consulta 52 trabalhos levados a cabo desde as eleições autárquicas de 2021, sendo que o grande objetivo passa por demonstrar todas as empreitadas levadas a cabo desde 2013, ano que a coligação de direta “Juntos por Braga” chegou ao poder.

A ferramenta vai permitir uma pesquisa por freguesia e tipologia de obra, ou seja, de acordo com a vereadora com o pelouro das Obras Municipais, Olga Pereira, será possível filtrar o número de trabalhos feitos nos equipamentos escolares, desportivos, culturais, percursos pedonais, arruamentos, parques e jardins, redes hidráulicas, entre outros.

Outra das funcionalidades da ferramenta prende-se com o facto de ser possível perceber se as obras são da responsabilidade da autarquia, empresas municipais ou entidades externas.

A vereadora anuncia que a curto/médio prazo a plataforma irá ganhar novas funcionalidades, nomeadamente, informações sobre o percurso das ciclovias e um separador sobre o parque arbóreo da cidade.

Ricardo Rio destaca, em declarações aos jornalistas, a curiosidade dos cidadãos em relação a estas matérias, logo esta ferramenta surge como uma forma de “enriquecer a relação entre os cidadãos e o município”.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv