“Em Maio, os portugueses vão habituar-se à ideia de conviverem com o vírus”

No final de uma reunião com o Infarmed, Marcelo referiu que se Abril correr como previsto, já será será possível olhar para Maio como um mês já diferente.


Em Maio, os portugueses vão começar a habituar-se a conviverem com um vírus que foi vencido no risco que representava – um risco gravíssimo – e passa a ser algo do dia-a-dia”, assinalou o Presidente da República, alertando que a retoma da vida social e económica será “progressiva”. 


“Abril está e vai correr bem e maio vai ser progressivamente diferente”, sustentou, salientando, uma vez mais, que “é preciso ganhar em Abril o mês de Maio”, isto é, “o sucesso está no comportamento dos portugueses”.



Estado de Emergência vai ser levantado com alterações

Marcelo admitiu que vai renovar o Estado de Emergência, embora tenha salvaguardado que deve haver alteração das restrições.

“É evidente para todos que na base daquilo que é a conjugação de três órgãos de soberania tudo se encaminha para uma renovação do estado de emergência”. Apesar de haver novas alterações, esta “renovação não significa diminuir a exigência de abril”, mas irá já “apontar para o que será a realidade de maio”.

O Presidente da República diz que no dia 28 de abril vai haver nova reunião, por proposta do primeiro-ministro, para decidir que medidas serão tomadas em Maio.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv