“Em Guimarães não há racismo”

Domingos Bragança diz que não há racismo em Guimarães. Esta tarde, à margem de uma inauguração, o presidente da Câmara de Guimarães comentou o caso Marega – jogador do FC Porto que abandonou o Estádio Dom Afonso Henriques depois de ouvir insultos racistas -, e referiu que “quem conhece a cidade sabe que não há racismo em Guimarães”.
O autarca assinalou que a cidade vimaranense é “inclusiva, multicultural e multirracial”, acrescentando que os episódios do passado domingo “não expressam o que é Guimarães, o que são os vimaranenses e vitorianos”.
Domingos Bragança rejeitou, no entanto, “relativizar” o caso e condenou “qualquer tipo de atitude de racismo, em Guimarães ou qualquer parte do mundo”, mas considerou que “o que aconteceu foi ligado ao fenómeno desportivo e tem de ser visto assim”. O autarca entendeu que cabe agora ao “Vitória e entidades oficiais, quer do desporto quer da justiça, apurar, com justiça, aquilo que se passou”, acrescentando que tem o “desejo de que o Vitória seja cada vez maior”.
