Eloy Rodrigues é o novo membro do Expert Group on Open Sciense

O diretor da Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, Eloy Rodrigues, foi nomeado membro do Expert Group on Open Sciense (EGOS) da European University Association. Esta integração surge após uma candidatura promovida pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.


À RUM, Eloy Rodrigues destaca o papel pioneiro da UMinho na promoção da ciência aberta através da criação, há quase 20 anos, do ´RepositóriUM`. 

O objetivo, segundo o diretor,  passa por ajudar as universidades, conselhos de reitores e associações que integram a EGOS, a alinharem as suas práticas e identificarem os desafios e necessidades para a promoção da ciência aberta. Uma das apostas poderá passar pelo “alinhar da avaliação dos docentes e investigadores das universidades com as práticas de ciência aberta”.

O EGOS está a trabalhar na Open Science Agenda 2025. Eloy Rodrigues avança a questão da avaliação da investigação, trabalhada pela recém criada Coligação para o Progresso na Avaliação da Investigação, irá trabalhar no sentido de as práticas de partilha de dados serem recompensadas e valorizadas na avaliação dos investigadores. 


A nível nacional, o docente sublinha a importância de retomar o grupo de trabalho que, em 2008, esteve envolvido na criação do RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal.


A primeira reunião está agendada para Março, em Bruxelas. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv