Eleições Conselho Geral. Quase 700 pessoas votaram na primeira hora

Até às 10h, 317 professores e investigadores, 223 estudantes e 152 membros do pessoal técnico, administrativo e de gestão votaram nas eleições para o Conselho Geral da Universidade do Minho. O sufrágio decorre até às 18h, exclusivamente na plataforma eVotUM.
Em declarações à RUM, João Álvaro Carvalho, presidente da Comissão Eleitoral, no arranque do ato eleitoral, falou de “um momento importante para a vida da academia”, já que serão “escolhidos os representantes de todos os membros no principal orgão de governação da universidade”.
No caso dos alunos, a taxa de abstenção tem sido sempre “preocupante”, de acordo com o professor da Escola de Engenharia. Os números nunca baixaram dos 90%, sendo que, há dois anos, chegaram aos 98,5%. “O facto de haver três listas, desta vez, pode contribuir para reduzir esse nível de abstenção”, espera João Álvaro Carvalho.
O mesmo raciocínio, mas “ao contrário”, aplica-se ao pessoal técnico, administrativo e de gestão, já que há apenas uma lista. Nas três eleições anteriores, entre 2009 e 2017, a taxa variou entre 42,3% e 58,5%. Resultados mais animadores têm apresentado os docentes e investigadores. Nunca superaram os 36,2% e, no último sufrágio, registaram 15,4%.
Para o sufrágio deste ano estão inscritas 24.312 pessoas nos cadernos eleitorais: 22.034 estudantes, 1.271 docentes e investigadores e 1.007 membros do pessoal técnico, administrativo e de gestão.
