Eleições AAUMinho. Sónia Fernandes quer “despertar a consciência dos estudantes” para a importância da RGA

A candidata da lista B à Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA) da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) quer “uma comunidade estudantil ativa’.
Em entrevista à RUM, Sónia Fernandes, estudante do segundo ano do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, salienta a importância de “despertar a consciência dos estudantes para a necessidade de uma intervenção ativa na discussão dos assuntos mais importantes para a vida estudantil”.
Tendo em conta a pouca adesão às reuniões, a candidata alerta para a necessidade de “elucidar” os estudantes para a importância deste órgão e do papel que pode desempenhar.
Para aumentar a participação, a atual presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial e representante dos estudantes no Senado Académico defende a implementação de “novas ferramentas”, nomeadamente a criação de um conjunto de regras de forma a “aumentar o espírito crítico dos estudantes”. “Queremos que possuam os conhecimentos necessários para, por exemplo, levantar uma moção”, esclarece.
Sob o mote ‘Por uma Academia ativa’, a lista B propõe “descomplicar a informação”. “Muitos dos assuntos que são discutidos em RGA’s são complexos”, reconhece a cabeça de lista, vincando a necessidade de os temas abordados serem “claros e objetivos”. Além disso, frisa a importância de a informação ser “transmitida atempadamente aos alunos”.
Para aproximar os estudantes ao órgão deliberativo máximo, Sónia Fernandes sugere também a divulgação das reuniões juntos dos núcleos, delegações e secções, a promoção nas redes sociais e ainda presencialmente, nos campi. “Podemos fazer uma boa divulgação digital, mas a verdade é que precisamos também de estar com os estudantes”, aponta.
Sónia Fernandes é candidata à Mesa da Reunião Geral de Alunos da AAUMinho. Na corrida está ainda Gabriel Castro, da lista V. As eleições decorrem a 6 de dezembro.
Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.
