ELACH assinala 50.º aniversário com iniciativas até sexta-feira

A Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho assinala os 50 anos desde a sua fundação, com um programa especial em Braga e Guimarães, que se estende até sexta-feira.
A programação inclui mesas-redondas, performances, música e cinema, entre outras ações.
A cerimónia do cinquentenário da Escola é esta segunda-feira, às 14h30, no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar, em Braga, e com transmissão no YouTube.
Na sessão prevê-se as intervenções do reitor da UMinho, Pedro Arezes, da presidente da Escola, Cristina Flores e da presidente da Comissão dos 50 Anos da ELACH, Ana Gabriela Macedo.além da entrega de prémios de mérito escolar, das atuações do Coro do Departamento de Música e (antes da sessão) do grupo Bomboémia, bem como do corte do bolo de aniversário.
De seguida, às 17h00, o vizinho espaço B-lounge acolhe uma mesa redonda sobre o papel das bibliotecas, do livro e da leitura, com o diretor dos Serviços e Documentação e Bibliotecas da UMinho, Eloy Rodrigues, a diretora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), Aida Alves, o antigo diretor da Biblioteca Pública e do Arquivo Distrital de Braga, Henrique Barreto Nunes, e a professora Ana Gabriela Macedo. Às 21h30, tem lugar na BLCS a performance “Cavalgada de 1000 Amperes”, pelo ator António Durães.
Na terça-feira, o auditório B2 do campus recebe às 17h00 uma tertúlia sobre o presente e futuro da tradução, com os académicos Margarida Vale de Gato, Alexandra Lopes, Fernando Alves e a tradutora Tânia Ganho, culminando com a performance “Toda a ferida é uma beleza”, por Renata Flaiban e Fabiano Assis. No dia seguinte, à mesma hora, reflete-se sobre as mulheres na academia, com a vice-reitora para a Cultura da Universidade do Porto, Fátima Vieira, e as professoras Fátima Margarida Calafate Ribeiro, Cecília Leão e Ana Gabriela Macedo. Mais tarde, às 21h00 e no Teatro Jordão, em Guimarães, há a performance “Migrações”, pelos alunos de Teatro da ELACH e com a direção de Joana Providência.
