‘EEG Business Day’ aproxima 1100 estudantes da UMinho ao mercado de trabalho

A Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEG) promove, esta quarta-feira, a iniciativa ‘EEG Business Day’, que visa aproximar os 1100 estudantes inscritos ao mercado de trabalho. A iniciativa vai já para a sua 14.ª edição.

Aos microfones da RUM, um dos professores responsáveis pelo evento, Francisco Carballo-Cruz, explica que esta iniciativa “já teve uma multiplicidade grande de oradores” e que “participam um número muito significativo de alunos da escola”, uma vez que a EEG tem mais de 2500 estudantes e estão inscritos na iniciativa cerca de 44%.

“O principal objetivo é aproximar os alunos das empresas e do mercado de trabalho. O que temos, maioritariamente, são empresas do país que fazem recrutamentos massivos em algum período do ano. E, portanto, devemos mostrar o que eles fazem e quais as oportunidades de emprego para os nossos alunos após acabarem os seus ciclos de formação aqui na escola”, refere.

O período da manhã está reservado a sessões paralelas com 23 empresas e instituições e o da tarde conta com debates sobre projetos, negócios e regulação do setor aeroespacial. Os alunos da EEG vão poder conhecer oportunidades de carreira nas áreas de Administração Pública, Ciência Política, Contabilidade, Economia, Gestão, Marketing, Negócios e Relações Internacionais. 


A partir das 10h00, vão ser apresentados os desafios e o dia a dia dos profissionais de organizações como a Accenture, Banco Carregosa, Bosch, Cachapuz, dst group, Grupo Érre, Instituto Diplomático, Nestlé, Sabseg, StartUp Braga e Toogas. Juntam-se ainda a BDO, Deloitte, Eurofins, EY, FinTrU, Grupo Trofa Saúde, IKEA, Município de Braga, PwC, Salvador Caetano, Schneider Electric e Sonae.

“É um dia muito preenchido, onde vamos contar com um envolvimento muito grande dos alunos, nomeadamente porque é um dia de aulas suspensas para poderem participar num evento que, certamente, pode mudar o seu futuro”, acrescenta o docente. 

“Este é um evento dos mais sucedidos de todos os que temos ao longo do ano, portanto, os alunos têm muito interesse sempre em ouvir o que as empresas e outro tipo de organizações têm para dizer”, conclui.

Descobrir o Projeto Kuiper

O docente destaca a conferência, às 14h30, com Andrew Keisner e Teresa Brandão, respetivamente o diretor e a responsável pela equipa legal do Projeto Kuiper da AmazonO projeto pretende criar uma constelação de satélites a órbita baixa para dar acesso à banda larga a todas as zonas do mundo.

“A presença de Andrew Keisner, um dos altos diretivos da Amazon, é sem dúvida um marco neste evento. Vai-nos falar de um setor com um grande futuro a escala global e de grande futuro na Europa, e onde Portugal tem dado alguns passos importantes nos últimos anos”, adverte Francisco Carballo-Cruz.

Às 16h00, decorre uma mesa redonda sobre o presente e futuro do setor aeroespacial em Portugal. Teresa Brandão vai juntar-se à conversa com o diretor da Unidade de Espaço do CEiiA, Rui Magalhães, e o diretor-geral da Geosat, Francisco Cunha. A moderação cabe ao professor Francisco Carballo-Cruz, que fica também encarregue da sessão de encerramento, pelas 17h30. 

Partilhe esta notícia
Maria Carvalho
Maria Carvalho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv