EDUM prepara-se para lançar novo doutoramento e pós-graduação

A Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM) prepara-se para avançar com um novo doutoramento na área das Ciências Criminais. A novidade foi avançada pela presidente da EDUM, Cristina Dias, que foi esta terça-feira reconduzida para um novo mandato à frente dos destinos da unidade orgânica, até 2026. Um projeto de “continuidade” que pretende alavancar o futuro da escola.
Para o próximo triénio, Cristina Dias vai ter como vice-presidentes os professores Marco Gonçalves e Flávia Noversa Loureiro. Atualmente, a unidade orgânica oferece duas licenciaturas, 11 mestrados e um doutoramento.
“Queremos expandir a nossa oferta formativa conferente de grau, sobretudo ao nível do doutoramento”, refere a presidente. A documentação já está a ser preparada para submissão à Agência de Acreditação, logo, esta nova formação de terceiro ciclo deverá ser uma realidade em 2025.
Mais célere será a aposta no âmbito da Aliança de Pós-Graduação da UMinho. Em outubro, a EDUM estima avançar com um curso não conferente de grau ligado às novas tecnologias e que contará com a participação de autarquias locais, segundo Cristina Dias.
UMinho quer ter 50% do corpo docente composto por professores associados e catedráticos.
A abertura de concursos para progressão na carreira docente é um dos objetivos conjuntos quer da academia quer da escola. A UMinho abriu 100 concursos dos quais serão criados 85 lugares para docentes associados e perto de 20 para catedráticos.
O reitor Rui Vieira de Castro informa que as últimas autorizações para a abertura do concurso foram feitas na semana passada. “Aquilo que eu posso dizer é que nós, enquanto instituição, e também unidade orgânica, vamos atingir, de facto, pelo menos os 50% de professores associados e professores catedráticos. E isto representa um grande salto no reconhecimento da atividade do nosso corpo docente”, declara.
Em dezembro, a Escola de Direito irá completar 30 anos de existência. Data que irá culminar no término das comemorações do centenário de Francisco Salgado Zenha com a presença, já confirmada, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
