Educação. “Braga tem estado um pouco acima da média nacional”

O secretário de Estado Adjunto e da Educação destaca os resultados escolares que o distrito de Braga tem conseguido, a nível nacional. Recorde-se que, em 2020, a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, no concelho de Famalicão ficou em 11.º lugar, no ranking nacional de escolas públicas.
João Costa referiu na grande reportagem RUM “Diagnóstico: COVID. Como saúde, educaçãoe justiça (sobre)viveram ao último ano” que “quando olhamos para os indicadores regionais, Braga tem estado um pouco acima da média nacional, assim como quando olhamos para percursos de alunos que não têm retenções e têm notas positivas na avaliação externa”. “Conhecendo bem muitos dos projetos de inovação curricular e a forma como são aproveitados, assim como os instrumentos da flexibilidade curricular, esta é uma região do país que está num bom caminho”, elogia o secretário de Estado da Educação.
João Costa admite que “a pandemia pôs o sistema debaixo de um microscópio e os problemas que existiam tornaram-se maiores e visíveis”. “Hoje, ninguém tem dúvidas de que é preciso equipar escolas e alunos com equipamentos informáticos. Assim como ninguém tem dúvidas que o trabalho que temos feito, desde 2017, sobre diversificação de formas de avaliar é fundamental”.
