Ecopontos incendiados em Braga, Amares e Vila Verde causam prejuízo de milhares

Cinco ecopontos foram incendiados no passado fim de semana nos concelhos de Braga, Amares e Vila Verde, tendo alguns deles ficado totalmente destruídos. Os equipamentos estavam instalados nas freguesias de Adaúfe, Navarra, S. Vicente, Figueiredo e Prado.


Numa fase em que a Braval está a reforçar a recolha seletiva com a colocação de 200 ecopontos de superfície e 150 ecopontos subterrâneos, estes “atos de vandalismo” representam o “retrocesso” do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, lamenta, à RUM, o diretor executivo da empresa intermunicipal, Pedro Machado.

“A Braval é uma empresa multimunicipal, portanto, os munícipes somos nós, e ficamos lesados nestes quantitativos, uma vez que estes equipamentos são importantes para o meio ambiente e para a reciclagem, e, de facto, este ato de vandalismo é um revés àquilo que nos queremos propor, que é aumentar cada vez mais a quantidade de ecopontos disponíveis para a população”, ressalta.

Pedro Machado fala num prejuízo de cerca de 7.500 euros. “É lamentável e muito revoltante perceber que há pessoas que se divertem ou que têm alguma intenção com a destruição destes equipamentos públicos”, refere.

O diretor executivo da Braval apela aos cidadãos que denunciem estes atos de vandalismo, sempre que tiverem conhecimento de qualquer ocorrência. “É uma perda total no nosso património e apelo à população que, se alguma vez tiver o mínimo indício de quem possa ser o autor ou os autores, que denunciem às forças de segurança. A corresponsabilização também é muito importante”, salienta.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Connected
NO AR Connected
00:00 / 00:00
aaum aaumtv