EcoMOV Braga quer incentivar crianças e pais a conhecer a fauna do concelho

Incentivar os mais pequenos a brincar e conhecer a biodiversidade do concelho. Este é o objetivo da segunda edição do EcoMOV Braga. O projeto promovido pela autarquia em parceria com a BioAventuras, Pegadas do Brincar e Vincular, foi apresentado esta quinta-feira, na EB1 da Estação, em Tadim.
Entre os meses de abril e maio, serão realizadas 20 sessões, que irão abranger crianças de 16 jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo. Para o vereador com o pelouro do Ambiente, Altino Bessa, esta é uma forma de ajudar a desenvolver nos mais jovens “capacidades sociais e cognitivas” através do conhecimento e interação com a natureza.
“Nós pretendemos chegar a todo o território bracarense, desde a cidade até à periferia, num total de 600 crianças”, afirma.
O vereador lança um apelo aos pais para que não fechem os filhos dentro de portas, pois “brincar na terra não é brincar com lixo”. “Estamos a criar crianças muito mais receosas”, sublinha.
A obra “Os Bichos de Braga”, assim como o Guia Verde da Cidade servem de mote para diversas brincadeiras e aprendizagens nos recreios e passeios em família. Aos jornalistas, Isilda Dias, mentora do Vincular, explica que toda a informação é disponibilizada aos mais pequenos através de uma “check-list”. Os pequenos exploradores são depois desafiados a avançar numa “caça ao tesouro” em que os prémios são o conhecimento dos habits e fauna do concelho.
Na escola, com os professores, será feita a representação dos locais que visitaram, entre os espaços sugeridos estão: o Parque do Picoto, a Praia Fluvial de Adaúfe, as Sete Fontes, a Cerca do Mosteiro de Tibães, as Matas do Bom Jesus e Sameiro, Santa Marta das Cortiças e o Jardim do Palácio dos Biscainhos.
