EB Quinta da Veiga terá capacidade para acolher mais 50 alunos

A Escola Básica da Quinta da Veiga vai entrar em obras, até ao final do ano. A autarquia vai lançar agora o concurso público para a empreitada que está orçada em 3,3 milhões de euros, com financiamento aprovado do Norte 2030.
Durante a empreitada, que vai durar mais de um ano, a comunidade escolar vai passar para as antigas instalações da Escola Rodoviária.
A necessidade de ampliação da Escola Básica da Quinta da Veiga é justificada pelo crescimento demográfico que se verifica no concelho, particularmente na freguesia de São Vicente. Nesse sentido, serão criadas mais duas salas, com capacidade para acolher mais 50 alunos, e novas valências.
Para colmatar a falta de um recreio coberto, será criado um espaço amplo com cobertura, e em plena ligação com o recreio exterior.
“Toda esta empreitada vai incluir a colmatação de uma série de falhas que a escola já sentia, vai ser modernizada”, denotou a vereadora Olga Pereira.
Além disso, acrescentou a autarca, a obra inclui “a ampliação da copa, permitindo criar os trajetos de sujos e limpos; a criação de uma sala de reuniões e um gabinete de atendimento, uma sala do pessoal, salas de arrumos para material didático, material desportivo e material de limpeza, instalações sanitárias para adultos; instalações sanitárias para o Jardim de Infância”.
“No piso 1, será criada uma sala de direção, será ampliada a sala de professores/educadores, serão criadas duas salas de apoio e ampliadas as instalações sanitárias. Os pavimentos interiores serão substituídos uma vez que os existentes se encontram bastante desgastados e degradados”, referiu ainda.
A intervenção prevê também, a reabilitação energética ao nível das fachadas e dos vãos envidraçados com o intuito de melhorar o seu desempenho. Do ponto de vista dos sistemas técnicos, será dotado de climatização eficiente e ventilação para garantir a qualidade do ar interior e o conforto térmico dos utilizadores. Também haverá uma contribuição de energia renovável, através da instalação de painéis solares térmicos, para aquecimento das águas e de painéis fotovoltaicos, para produção de energia no local e para consumo do edifício.
