EAAD prepara-se para lançar mestrado em Artes Visuais

A Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD) prepara-se para lançar um novo mestrado em Ensino de Artes Visuais em parceria com o Instituto de Educação. O objetivo é que este novo ciclo de estudos entre em funcionamento no próximo ano letivo, de acordo com o presidente da EAAD, Paulo Cruz.
Já no âmbito da Aliança de Pós-Graduação da UMinho, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, de destacar o sucesso das formações em Tecnologias de Fachadas e Envolventes de Edifícios e Fabricação Robótica em Design, Arquitetura e Construção.
No segundo semestre está prevista a chegada de dois novos professores auxiliares para design, visto que o concurso já se encontra numa fase final. Quanto ao futuro da EAAD, o responsável elenca como prioridade a constituição de um programa doutoral em Artes Visuais e a oportunidade de pensar o LAB2PT que será alvo de avaliação proximamente.
A Escola de Arquitetura, Arte e Design está comprometida em dar contributos para a resolução de um dos maiores problemas que o país enfrenta atualmente, a crise no setor da habitação. Paulo Cruz sublinha a necessidade de debater, realizar casos de estudo e testar soluções no território, em especial com o novo modelo incluído na Lei de Bases da Habitação que diz respeito à habitação colaborativa que começa a ganhar visibilidade na vizinha Espanha e Itália.
“Um terreno do município pode ser cedido durante, por exemplo, 50 anos a um conjunto de pessoas que promovem uma construção que fica muito mais barata porque não têm uma despesa do terreno. Têm frações privadas pequenas e frações que são coletivas grandes”, explica.
A cerimónia que assinalou os 27 anos da escola teve como imagem o projeto do Convento de São Francisco de Real, em Braga, desenvolvido pelo Centro de Estudo e que já se encontra a ser alvo de intervenções, de modo a que no futuro possa receber a Unidade de Arqueologia da UMinho como recorda o vice-reitor, Eugénio Campos Ferreira.
A cerimónia contou com a presença da vice-presidente do Conselho Diretivo do IHRU – Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, Filipa Serpa, que apresentou uma palestra sobre o tema “Uma nova geração de desafios na habitação”.
