“É uma motivação extra saber que podemos vencer pela primeira vez na Suécia”

O treinador do SC Braga quer uma equipa “a jogar igual a si própria” para levar de vencido o Malmo. A partida a contar para a primeira jornada do Grupo D da Liga Europa realiza-se esta quinta-feira, às 17h45, no Eleda Stadion, na Suécia.
A fazer a estreia como técnico nas competições europeias, Artur Jorge fala da concretização de um “sonho” e de um “orgulho”, mas recusa qualquer tipo de “ansiedade”. Ainda no capítulo histórico, o sucessor de Carlos Carvalhal confessa que é uma “motivação extra” saber que o clube pode vencer pela primeira vez no país nórdico.
Na atual temporada, se o SC Braga ainda não perdeu nos cincos encontros feitos até ao momento – um empate e quatro vitórias -, os bicampeões suecos estão em sétimo lugar no campeonato, à 21ª jornada, e trocaram esta semana de treinador, com o regresso de Age Hareide.
Nesse sentido, Artur Jorge antevê um “estado de espírito sobrecarregado” no seio do adversário, destacando a “qualidade” e a “experiência em jogos europeus”. Ainda assim, garante que a equipa “sabe o que tem de fazer” para ter sucesso na partida.
O plano para o encontro também foi abordado por André Castro na conferência de imprensa de antevisão. O médio-centro refere que o SC Braga vai “entrar para ganhar o jogo”, tentando “atacar e defender da melhor maneira”. “Estamos muito entusiasmados e felizes por estar nesta competição. Conhecemos bem o adversário. Foi bem estudado”, acrescenta.
Além de Iuri Medeiros, suspenso, a habitual dupla de defesas centrais, Tormena, também castigado, e Niakaté, lesionado, falha o duelo. Sobre esse cenário, o treinador bracarense lembra que há três atletas disponíveis que atuam nessa posição, Paulo Oliveira, Bruno Rodrigues e o reforço Serdar Saatçi, e que “os dois que jogarem têm a confiança de toda a estrutura”.
Num grupo que conta ainda com os alemães do Union Berlim e os belgas do Union St. Gilloise, Artur Jorge reafirmou o objetivo de “fazer de tudo para vencer o grupo”. “Não há um nome mais sonante, mas faz parte da nossa ambição passar este grupo, ficando em primeiro lugar. Queremos ser consistentes em termos de vitórias, embora sabendo que vamos defrontar adversários com poderio e com a mesma ambição”, vinca.
