“É uma das piores descargas no Rio Este dos últimos oito anos, se não a pior”

A Câmara Municipal de Braga considera que a descarga ocorrida esta quinta-feira no Rio Este foi uma das mais graves desde 2013, altura em que a coligação de direita assumiu os destinos da autarquia. Segundo o vereador com o pelouro do Ambiente, este incidente “deitou abaixo muito do trabalho de preservação de biodiversidade que estava a ser desenvolvido”.
Em declarações à RUM, após a descarga que vitimou centenas de peixes, Altino Bessa lamenta as consequências “nocivas para a fauna e para a flora”, com a potencial quebra de cadeias alimentares. “Esta descarga teve impacto mais negativo do que todas as descargas dos último quatro anos e é uma das três ou quatro piores descargas dos últimos oito anos, se não a pior”, refere.
Tal como a Agere tinha denunciado, há quatro anos, em período pré-eleitoral, Altino Bessa lembra que houve uma descarga no Rio Este de proporções semelhantes. O vereador garante que a autarquia está “a fazer tudo o que está ao alcance” para ajudar a encontrar os infratores, esperando que “a culpa não morra solteira”. “Não sou polícia, GNR, do Ministério Público ou da Agência Portuguesa do Ambiente. O que podemos fazer é chamar as forças policiais e colaborar”, afirma.
