“É normal que haja oscilações dos números de infectados por concelho”

A afirmação é do subdirector-geral da Saúde, Diogo Cruz. Na habitual conferência de imprensa o responsável explicou, quando questionado sobre as oscilações do número de infectados por concelho, que estes dados são retirados “à meia noite do dia anterior e nos dias subsequentes, quando as autoridades de saúde fazem o inquérito aos seus doentes é possível que esses doentes mudem de concelho”.
A título de exemplo o subdirector-geral da Sáude refere que um utente pode ser identificado com covid-19 no Hospital de Santa Maria em Lisboa, contudo o mesmo cidadão habita em Setúbal. Ora, este é um dos exemplos em que o doente será contabilizado posteriormente noutro concelho o que origina mudanças no boletim. Ou seja, as autoridades “ajustam a primeira notificação”.
Recorde-se que o distrito de Braga não regista pelo segundo dia consecutivos, pelo menos nos concelhos do quadrilátero, novos casos de infecção por covid-19.
Portugal já realizou 370 mil testes à covid-19.
Desde o dia 1 de Março já foram feitos, em Portugal, mais de 370 mil testes de diagnóstico ao novo coronavírus. Os dados foram avançados pelo secretário de Estado da Saúde, António Sales, que frisou que o Governo continua “empenhado” em aumentar estes números.
Lacerda Sales aproveitou o momento para congratular as qause 50 empresas nacionais que “ajustaram a sua actividade para produzir equipamentos de protecção individual”, como máscaras cirúrgicas e sociais ou batas para os profissionais de saúde.
Taxa de ocupação dos cuidados intensivos diminui.
O secretário de Estado da Saúde declara que actualmente a taxa de ocupação dos cuidados intensivos é “inferior a 54%”, o que significa que 289 camas estão vazias. Um bom indicador que, de acordo com o responsável, permite “preparar toda a actividade em cuidados intensivos pós covid”.
Já no que diz respeito à taxa de letalidade global do vírus SARS-COV-2 em Portugal é de 3,9%. Sendo que acima dos 70 anos a taxa é de 13,9%, adiantou o secretário de Estado.
Vanessa Batista.
