“É inaceitável qualquer tipo de assédio ou violência” para com os profissionais de saúde

Emanuel Gomes, diretor da Unidade Local de Braga da Autoridade para as Condições de Trabalho, diz ser “inaceitável qualquer tipo de assédio ou violência” para com os profissionais de saúde. 

As declarações foram proferidas no Seminário “Riscos Psicossociais – da Realidade à Prevenção”, um evento que pretendeu assinalar o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho e promover a reflexão e discussão de questões fundamentais que envolvem a Segurança e Saúde dos profissionais e utentes.

João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, considera que o Gabinete de Apoio ao Profissional é “um projeto essencial para potenciar o equilíbrio emocional e a qualidade de vida no trabalho e garantir elevados níveis de saúde e bem-estar mental junto dos profissionais de saúde”.

Já Sílvia Oliveira, Coordenadora do Gabinete de Gestão do Risco do Hospital de Braga, deu conta das recentes estratégias que visam fornecer o suporte adequado aos profissionais que vivenciem um evento adverso, nomeadamente o Programa de Apoio à Segunda Vítima. “Este Programa assenta na perspetiva do cuidado da organização aos seus profissionais, da consciência do impacto que os eventos adversos podem ter na saúde mental dos seus colaboradores e na difusão de uma cultura organizacional de suporte”, explicou.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv