Duplica número de universitários com problemas de saúde mental

O número de estudantes do ensino superior que reportaram problemas de saúde mental duplicou. Transtorno de ansiedade e depressão são os problemas mais reportados pelos estudantes, avança esta sexta-feira o jornal Público que cita os principais resultados de um inquérito realizado a 10.600 alunos universitários.


9% dos inquiridos admitiram sofrer de um problema de saúde mental — o dobro face ao reportado no anterior inquérito, aplicado no ano letivo 2020/21. Fazem parte do universo de cerca de 420 mil inscritos em instituições portuguesas de ensino superior. um estudo que, sublinhe-se não incluiu estudantes de doutoramento.

O Inquérito às Condições Socioeconómicas e Académicas dos Estudantes do Ensino Superior foi o primeiro inquérito europeu pós-pandémico, desenvolvido pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE.

Mais de 85% dos estudantes da amostra demoraram menos de dois anos na transição para o ensino superior. Tal significa que, na sua grande maioria, os estudantes fazem percursos de qualificação diretos e sem interrupções, pode ler-se no sumário da investigação.

Recorde-se que o governo anunciou cheques para consultas de psicologia e nutrição, que começam a ser disponibilizados no final de Setembro.

c/Público

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv