Duarte Lopes quer intensificar atividade do Conselho de Estudantes da Arqus

Duarte Lopes assume a liderança do Conselho de Estudantes da Arqus – Aliança Europeia de Universidades -, com o objetivo de “intensificar a sua atividade”. Em entrevista à RUM, o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, eleito recentemente em Itália para o cargo, revelou que o órgão estava “subaproveitado” e considera que este pode dar contributos importantes para a atividade da Aliança.
A Arqus envolve nove universidades de outros tantos países da União Europeia e, para Duarte Lopes, a sua eleição é um sinal claro de que, “apesar da integração recente da academia minhota na Aliança, há um reconhecimento da qualidade que a UMinho pode acrescentar”.
“É necessário tornar alguns processos mais formais, no sentido de uma melhor organização. Parece-me algo útil para a organização. O grande objetivo é descobrir como envolver a comunidade estudantil na atividade da Arqus”, referiu.
Duarte Lopes passará, assim, a representar 350.000 alunos. ao seu lado, o estudante minhoto terá a lituana Dominyka Goldbergaitė, como vice-presidente. Para já, o presidente da AAUMinho propõe, por exemplo, manter e intensificar um modelo bottom-up, fomentando a participação ativa dos alunos nos processos decisórios do Conselho sobre os objetivos, desafios e atividades da aliança.
Financiada pelo Programa Erasmus+ e pelo Programa Horizonte 2020 da UE desde 2018, a Arqus é coordenada pela Universidade de Granada (Espanha) e inclui as universidades de Bergen (Noruega), Graz (Áustria), Leipzig (Alemanha), Lyon (França), Pádua (Itália), Vilnius (Lituânia), Wroclaw (Polónia) e Minho (Portugal).
